Fonte: http://www.comdpi.com.br/2011/08/afinal-o-que-e-esta-tal-de-cibercultura/
Começamos por definir:
Surgiu com o advento das novas tecnologias como o
uso das rede de computadores através da comunicação entre esses
computadores, com o intuito de investir em novas tecnologias a
indústria do entretenimento e o comércio eletrônico desenvolveu à
internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as
comunidades on-line, jogos de multi-usuários, jogos sociais, mídias
sociais, realidade aumentada, mensagens de texto, e inclui questões
relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede.
Portanto podemos dizer que a cibercultura é a
relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a
cultura, emergentes a partir da convergência
informatização/telecomunicação na década de 1970. Trata-se de
uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando
a cultura contemporânea (Lemos, 2002).
As Três leis que regem a cibercultura são:
1. “Pode tudo na internet”,
“tem de tudo na internet”.
2. O princípio de conexão em rede:
“a rede está em todos os lugares”, ou como dizia a publicidade
de “Sun System”, “o verdadeiro computador é a rede”.
- Reconfiguração (entende-se a idéia de remediação, mas também a de modificação das estruturas sociais, das instituições e das práticas comunicacionais) de formatos midiáticos e práticas sociais: “tudo muda, mas nem tanto”.
CURIOSIDADE
Pergunte a uma pessoa
próxima, da sua casa ou de sua família, se ela já ouviu falar em
cibercultura, se ela sabe usar cibercultura a seu favor no campo profissional. E por fim, pergunte
a você mesmo o que é essa tal de cibercultura.
Antes desse curso, também não
sabia o que era cibercultura e a chance de pelo menos uma das
respostas ser “não faço ideia” ou “já ouvi falar, mas não
sei explicar”, é alta, pois este termo é um pouco complexo de ser
explicado. Pierre Lévy, por exemplo, define cibercultura como o lugar que
“se constrói e se entende por meio da interconexão das mensagens
entre si, por meio de sua vinculação permanente com as comunidades
virtuais”.
As pessoas não sabe o significado
do termo cibercultura, mais hoje em dia todos nós fazemos essa relação entre a tecnologia e a comunicação,
que começaram a caminhar lado a lado com a evolução tecnológica
que gerou a convergência entre informática e telecomunicação. É
a cultura da remixagem, do ode a internet, da idolatria ao virtual, o
que, diga-se de passagem, é intrínseco às novas gerações.
Todos, desde a mais terna idade até terceira
idade, usa e abusa da cibercultura, só não usamos esse termo que até
esse curso era totalmente desconhecido no meu vocabulário apesar de
fazer uso dele.

Nenhum comentário:
Postar um comentário