quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Cibercultura e seu significado

Fonte: http://www.comdpi.com.br/2011/08/afinal-o-que-e-esta-tal-de-cibercultura/


Começamos por definir:
Surgiu com o advento das novas tecnologias como o uso das rede de computadores através da comunicação entre esses computadores, com o intuito de investir em novas tecnologias a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico desenvolveu à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as comunidades on-line, jogos de multi-usuários, jogos sociais, mídias sociais, realidade aumentada, mensagens de texto, e inclui questões relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede.


Portanto podemos dizer que a cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura, emergentes a partir da convergência informatização/telecomunicação na década de 1970. Trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea (Lemos, 2002).


As Três leis que regem a cibercultura são:
1. “Pode tudo na internet”, “tem de tudo na internet”.
2. O princípio de conexão em rede: “a rede está em todos os lugares”, ou como dizia a publicidade de “Sun System”, “o verdadeiro computador é a rede”.
  1. Reconfiguração (entende-se a idéia de remediação, mas também a de modificação das estruturas sociais, das instituições e das práticas comunicacionais) de formatos midiáticos e práticas sociais: “tudo muda, mas nem tanto”.


CURIOSIDADE
Pergunte a uma pessoa próxima, da sua casa ou de sua família, se ela já ouviu falar em cibercultura, se ela sabe usar cibercultura a seu favor no campo profissional. E por fim, pergunte a você mesmo o que é essa tal de cibercultura.
Antes desse curso, também não sabia o que era cibercultura e a chance de pelo menos uma das respostas ser “não faço ideia” ou “já ouvi falar, mas não sei explicar”, é alta, pois este termo é um pouco complexo de ser explicado. Pierre Lévy, por exemplo, define cibercultura como o lugar que “se constrói e se entende por meio da interconexão das mensagens entre si, por meio de sua vinculação permanente com as comunidades virtuais”.
As pessoas não sabe o significado do termo cibercultura, mais hoje em dia todos nós fazemos essa relação entre a tecnologia e a comunicação, que começaram a caminhar lado a lado com a evolução tecnológica que gerou a convergência entre informática e telecomunicação. É a cultura da remixagem, do ode a internet, da idolatria ao virtual, o que, diga-se de passagem, é intrínseco às novas gerações.
Todos, desde a mais terna idade até terceira idade, usa e abusa da cibercultura, só não usamos esse termo que até esse curso era totalmente desconhecido no meu vocabulário apesar de fazer uso dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário